Cultura Inglesa

O inglês soa estranho aos ouvidos de um falante nativo do português no início, mas depois de algum tempo passamos a acostumar-nos com ele.

Os países de língua inglesa possuem uma história e uma cultura muitos ricas, cujos detalhes mais importantes vamos apresentar-lhes nesse blog.

Reino  Unido

Saiba mais:
http://www.suapesquisa.com/paises/reinounido/
http://inglesnodiaadia.blogspot.com/2011/08/reino-unido-ou-gra-bretanha.html

http://www.royal.gov.uk/

Estados Unidos

Saiba mais:
http://www.suapesquisa.com/paises/eua/

A importância da língua inglesa

O poder e a influência da economia norte-americana cresceram ao longo do século XX, principalmente a partir da Segunda Guerra Mundial, e atingiram seu apogeu na chamada sociedade globalizada e de alto nível tecnológico, em que alguns indivíduos vivem desde o final de século XX. Ao todo, são quase 1,2 bilhão de pessoas que falam fluentemente o idioma no mundo inteiro de acordo com a União Européia. Destes, 340 milhões têm o inglês como língua materna. Portanto, comunicar-se em inglês é indispensável para qualquer profissão porque vivemos em uma era globalizada e um trabalhador, estudante ou turista brasileiro pode atuar, estudar ou viajar para o exterior ou estar em contato direto com estrangeiros constantemente.

O jovem candidato do mundo do trabalho, acadêmico ou simplesmente turista, hoje, precisa falar inglês. A língua inglesa é o 3º idioma mais falado do mundo, o mandarim é o primeiro e o espanhol é o segundo de acordo com o site ethnologue.com, e também é o mais utilizado no dia-a-dia, pois:

  • hoje é a língua mais usada no mundo dos negócios;
  • todos os países do mundo o utilizam como segunda língua em aeroportos e órgãos de governo;
  • em alguns países como Holanda, Suécia e Finlândia, seu domínio é praticamente universal nas universidades e
  • o idioma inglês está presente no nosso cotidiano, seja nas músicas, filmes, TV a cabo, publicidade e principalmente na internet, a qual pode conectar pessoas espalhadas em diversos lugares do planeta para uma conversa ou reunião.

Days of the Week – Dias da Semana

Os dias da semana são compostos por cinco dias que são chamados de “weekdays” e por mais dois dias que formam o fim de semana (“weekend”), entretanto quais os dias da semana são considerados “weekdays” e “weekend” variam de um país para outro. O primeiro dia da semana também varia de um lugar a outro e “Business day” significa “dia útil”.
A maioria dos calendários nos Estado Unidos e Canadá marcam o Domingo (Sunday) como o primeiro dia da semana, embora no Reino Unido, Irlanda, Austrália, África do Sul e América do Sul, o primeiro dia da semana é a Segunda-Feira (Monday).

Veja abaixo os nomes dos dias da semana em Inglês:

  • Sunday (Domingo) – O nome Sunday vem de Sunnandæg, palavra do Inglês Arcaico (Old English). Como a palavra sun significa sol e day significa dia, Sunday quer dizer “Dia do Sol” (“Day of the Sun”). A expressão “Day of the Sun” originou-se do Latim Dies Solis.
  • Monday (Segunda-Feira) – O nome Monday vem de Mōnandæg, palavra do Inlglês Arcaico (Old English). A primeira parte desta palavra vem de moon (lua em inglês). Assim, Monday significa “Dia da Lua” (“Day of the Moon”). Monday é uma tradução da expresão em Latim Dies Lunae.
  • Tuesday (Terça-Feira) – O nome Tuesday vem de Tiwesdæg, palavra do Inglês Arcaico (Old English) que significa “Dia do Tiw” (Tiu’s day). Tiw (também conhecido como Tew, Tyr ou Tywar) foi um deus da guerra e da glória na mitologia norueguesa e no paganismo germânico. Tuesday é baseado no nome Dies Martis, do Latim, “Dia de Marte” (“Day of Mars”), o deus da guerra Romano.
  • Wednesday (Quarta-Feira) – O nome Wednesday vem de Wōdnesdæg, palavra do Inglês Arcaico (Old English) que significa o dia do deus Germânico Woden, mais conhecido como Odin, que era o deus mais alto da mitologia norueguesa e um proeminente deus dos Anglo-Saxões e outros povos na Inglaterra até o século XVII. Wednesday é baseado no nome Dies Mercurii, do Latim, “Dia de Mercúrio” (Woden’s day, em Inglês).
  • Thursday (Quinta-Feira) – O nome Thursday vem de Þūnresdæg, palavra do Inglês Arcaico (Old English) que significa dia do Þunor, conhecido como Thor no Inlgês Moderno (Modern English). Thor é o deus dos trovões na mitologia norueguesa e no paganismo germânico. Thursday é baseado no nome Dies Iovis, do Latim, “Dia de Júpter” (Thor’s day). No panteão Romano, templo dedicado aos deuses na Roma antiga, Júpter era o deus mais importante e mantinha seu poder por causa dos seus raios.
  • Friday (Sexta-Feira) – O nome Friday vem de Frigedæg, palavra do Inglês Antigo (Old English) que significa “Dia de Frige” (Freya’s day), a deusa germância da beleza. Na verdade, trata-se de uma adaptação do latim Dies Veneris (Dia de Vênus). Frige ou Frigg era a deusa nórdica do amor, correspondente a Vênus da mitologia romana, deusa da formosura, do amor e dos prazeres.
  • Saturday (Sábado) – A tradução Anglo-Saxã original de Saturday era Sæturnesdæg, que em Latim significava Dies Saturni, “Dia de Saturno” (Saturn’s day). Saturday é o único dia da semana que possui origem Romana, vem de Saturn. Provavelmente os Anglo-Saxões adotaram esse nome porque não havia nenhum deus norueguês que correspondesse ao “deus Romano da agricultura”.

Fonte:
http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/Vocabulary.php

Saiba mais:
http://inglesnodiaadia.blogspot.com/search/label/Dias%20da%20semana%20%28Days%20of%20the%20week%29

Months of the Year – Meses do Ano

January – New Year’s Day
February – Valentine’s Day
March – St. Patrick’s Day
April – Easter
May – Mother’s Day
June – Father’s Day
July – Fourth of July
August – Summer
September – Fall
October – Halloween
November – Thanksgiving
December – Christmas

Fonte:
msstoryteller.com/myclassroom.htm

Saiba mais:
http://www.pantheon.org/miscellaneous/origin_months.html http://inglesnodiaadia.blogspot.com/search/label/Meses%20do%20ano%20%28Months%20of%20the%20year%29

Abbreviations of Days of the Week – Abreviaturas dos Dias da Semana

1. Sunday – Sun.
2. Monday – Mon.
3. Tuesday – Tu., Tue., or Tues.
4. Wednesday – Wed.
5. Thursday – Th., Thu., Thur., or Thurs.
6. Friday – Fri.
7. Saturday – Sat.

Abbreviations of Months of the Year – Abreviaturas dos Meses do Ano


1.   January – Jan.
2 .  February – Feb.
3.   March – Mar.
4.   April – Apr.
5.   May – May
6.   June – Jun.
7.   July – Jul.
8.   August – Aug.
9.   September – Sep. or Sept.
10.  October – Oct.
11.  November – Nov.
12.  December – Dec.

Atenção: As abreviaturas utilizadas nesta página denotam o uso comum relacionada às fontes de documentação. Ao documentar fontes usando estilo MLA, os meses com quatro ou menos letras, por exemplo, Maio, Junho e Julho não são abreviados, os meses restantes Janeiro, fevereiro, março, abril, agosto, setembro, outubro, novembro e Dezembro são abreviados. Ao documentar fontes usando estilo APA, não são usadas abreviações, todos os meses são soletrados por inteiro.

Other Abbreviations of Time – Outras Abreviaturas de tempo

second – sec.
minute – min.
hour – hr.
week – wk.
ante meridiem (before noon) – a.m.
post meridiem (after noon) – p.m.
midnight – 12:00 a.m.
noon – 12:00 p.m.
month – mo.
year – yr.
century – cent.
before Christ – BC or B.C. (e.g. 30 BC)
anno Domini (in the year of our Lord) after birth of Christ – AD or A.D. (e.g. AD 2005)
before common era – BCE or B.C.E. (same as BC) (e.g. 30 BCE)
common era – CE or C.E. (Christian Era, same as AD) (e.g. 2005 CE)

Fonte:
http://www.aresearchguide.com/monthdayabb.html

Feriados importantes

Nesse site, você poderá acompanhar as datas e feriados mais importantes para os norte-americados e britânicos. Há links com explicações sobre cada um deles.

Estados Unidos

http://www.timeanddate.com/holidays/us/

Reino Unido

http://www.timeanddate.com/holidays/uk/

Recomendamos o site Só língua inglesa

Nesse site, após cadastrar-se nele, você poderá realizar pesquisas, praticar exercícios e até mesmo se divertir nas seções de entretenimento! Estude e divirta-se! Clique no link abaixo:

http://www.solinguainglesa.com.br/index2.php